O desenho cria sempre uma relação de jogo entre quem o faz, ou melhor, quem o captura e quem o contempla.
Artista Visual, uberlandense e mineiro orgulhoso, formado pela Universidade Federal de Uberlândia em Artes Visuais desde 2018, onde tive a oportunidade de trabalhar no MUnA (Museu Universitário de Artes), podendo assim conhecer vários artistas de todo Brasil, e de onde consegui muitas referências e inspirações para o meu próprio trabalho visual.
Busco nas minhas produções sempre desconstruir formas. O corpo humano talvez seja minha maior fascinação, sempre em busca de desdobrar novas configurações, novas “figuras”. Retratos que não retratam ninguém, mas de várias formas me retratam. Talvez sempre esteja desenhando vários “eus”.
O meu trabalho é a minha observação, são os meus inúmeros rascunhos e minhas inúmeras experimentações, sempre em buscas de formas que talvez nunca chegue a encontrar.
MINHAS OBRAS
Pensar o conceito de desenho é no mínimo um exercício experimental. Como uma linguagem artística, o desenho funciona como uma base preparatória para plasmar sensações e veracidades irreais que se desdobram em diferentes camadas, traçando diferentes percursos e pulsando inquietações estéticas. O desenho cria sempre uma relação de jogo entre quem o faz, ou melhor, quem o captura e quem o contempla.
Retratos de figura humana, que exploram luz, sombra e volume delineando mais do que os olhos podem ver e representando estados de espírito. No papel, o grafite se torna protagonista das camadas que revelam as nuances subjetivas das expressões. A técnica ganha protagonismo ao elucubrar retratos de uma figura que encontram ressonâncias em seus outros “eus”.
Resultado de uma técnica mista, essa materialidade é desenvolvida e pensada das minhas necessidades/preocupações/investigações, que compreende o desenho e sua posterior modificação por meio do sfumato.
EXPOSIÇÕES
Dedais (exposição coletiva)
Universidade Federal de Uberlândia - outubro/2016
curadoria Maria Regina Rodrigues Escultura
Entre Corpos (exposição coletiva)
Universidade Federal de Uberlândia - março/2018
curadoria Nikoleta Kerinska Instalação
Apófisis (exposição coletiva)
Universidade Federal de Uberlândia -
curadoria Ronaldo Macedo brandão Desenho - setembro/2018
Mostra de Desenhos (exposição individual)
Universidade Federal de Uberlândia - outubro/2019
Corpus (exposição coletiva)
GOnA - junho/2020
curadoria: Amanda Tagliaro, Caroline Bernades, Humberto Torres, Letícia Ferrucci